Título de capitalização para aluguel vale a pena?

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A locação de imóveis envolve riscos e para assegurar que o proprietário do imóvel não terá prejuízo, caso o inquilino não cumpra com as obrigações assumidas em contrato, a Lei do Inquilinato permite que o locador exija uma das modalidades de garantia locatícia que o mercado reconhece.

Dentre elas estão o fiador, a caução, o seguro fiança e o título de capitalização para aluguel. Nesse post, vamos falar sobre o título de capitalização para aluguel e quais suas vantagens e desvantagens.

O que é título de capitalização para aluguel?

O título de capitalização é um título de crédito, cujo valor fica retido por um prazo pré-determinado e durante a vigência do título você pode concorrer a prêmios. Após o prazo estabelecido terminar, você resgata o dinheiro aplicado.

No entanto, o título de capitalização para aluguel, sendo uma modalidade de garantia aos contratos de locação, é imprescindível que ele tenha como finalidade específica essa função para dar garantias sobre os aluguéis.

Como funciona?

O título de capitalização para aluguel funciona como uma caução, o valor do título de capitalização é negociado pela imobiliária com o locatário, e caso ocorra a inadimplência no pagamento dos aluguéis, esse título será resgatado pela imobiliária para quitar eventuais débitos da locação. Ou, ao fim do contrato, se o inquilino tiver cumprido todas as suas obrigações contratuais, esse valor volta para as mãos do locatário. Ou seja, é uma boa saída para quem quer alugar um imóvel, sem depender de terceiros, de modo simples e rápido.

Vantagens

  • Menos burocracia

Para a contratação de um título de capitalização para aluguel, a burocracia é mínima. A imobiliária ou proprietário precisa apenas acordar o valor com o inquilino e fazer a contratação do título de capitalização com uma corretora de seguros especializada nesse tipo de procedimento para realização de todo o trâmite, evitando que as partes envolvidas se preocupem com a burocracia.

  • Dispensa o fiador

O locatário não precisa passar por constrangimento em procurar um fiador, visto que não é tarefa fácil achar alguém que se comprometa a arcar com a responsabilidade de oferecer garantia em um contrato de locação, em caso de inadimplência ou danos ao imóvel. A contratação do título de capitalização é feita de forma simples, sem a necessidade de envolver terceiros.

  • Não exige análise de crédito

Com o título de capitalização não é necessário que o inquilino passe por análise de crédito e nem comprovação de renda por parte da seguradora. Porém, geralmente, o locador faz uma análise do cadastro do pretendente a locação. Apesar disso, essa ainda é uma ótima solução para trabalhadores autônomos, empresários e, principalmente, para quem tem reservas financeiras e não deseja passar pelo constrangimento de pedir para algum parente ou amigo ser um fiador.  Com o valor em mãos, a negociação ocorre rapidamente e logo é aprovada.

No título de capitalização, existe maior garantia para ambas as partes e, apesar do valor ser mais alto, ele é devolvido ao fim do contrato, caso tudo esteja em ordem. É uma forma de fazer com que o imóvel seja mantido em perfeito estado e sejam evitados problemas futuros.

  • Resgate de 100% do valor investido

O inquilino, ao final do contrato, resgata o valor integral do título. Por isso, uma dica é importante para evitar perdas: é essencial realizar a contratação de forma com que ela acabe exatamente quando acaba o período de aluguel. Pois, quando é solicitado o resgate antes do prazo estipulado, podem ocorrer alguns descontos. Para o proprietário, só é permitido resgatar o dinheiro caso ele comprove que o inquilino descumpriu alguma cláusula do contrato, como inadimplência ou danos ao imóvel.

Além de todos esses benefícios, o inquilino ainda participa de sorteios e concorre a prêmios durante a vigência do título.

Desvantagem

  • Custo elevado

O custo elevado é visto como desvantagem, pois o inquilino precisa fazer o pagamento total do título de capitalização à vista. Entretanto, muitas vezes essa desvantagem é minimizada pelo fato de haver a devolução do dinheiro ao final do contrato de locação.

. . .

Gostaria de saber mais sobre o Título de Capitalização para Aluguel? No site da Rede ConfiaX é possível encontrar mais informações sobre títulos de capitalização e outras garantias locatícias. Para descobrir qual delas é mais adequada à sua realidade, acesse nosso site e solicite uma cotação sem compromisso!

Mais para explorar

Blog

Contrato de aluguel: quais cuidados tomar

O contrato de locação de imóvel é o documento oficial das condições que foram negociadas entre proprietário e inquilino para uso do imóvel. Nesse sentido,