Dicionário do Seguro: Tudo que você precisa saber

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Em algum momento da vida todos precisam lidar com informações do mercado de seguros, seja na posição de segurado, segurador ou desempenhando função essencial.

Pensando nisso preparamos um dicionário de “segurês”, onde você pode conferir os termos mais importantes desse contexto e seus significados. Confira abaixo:

Apólice: Documento que formaliza o contrato de seguro, estabelecendo os direitos e as obrigações da Seguradora e do Segurado e discriminando as garantias contratadas.

Bônus: Termo que define o desconto a ser concedido ao segurado, na renovação de determinados seguros quando não há pagamento de indenização, por parte da seguradora, em casos de sinistro.

Cobertura Básica: É a cobertura obrigatória, sem a qual não é possível contratar o seguro. A contratação da cobertura básica é pré-requisito para a contratação de coberturas adicionais.

Cobertura Adicional: Outras garantias do seguro, de contratação opcional, previstas nas Condições Gerais do produto.

Condições Gerais: É o conjunto de cláusulas contratuais que listam os direitos e obrigações das partes contratantes, bem como define as características gerais do seguro.

Corretor de Seguros: Pessoa física ou jurídica, legalmente habilitada para formalizar o seguro, intermediando o contato entre segurado e seguradora.

Dano: Prejuízo sofrido pelo segurado e indenizável de acordo com as condições descritas na apólice.

Endosso: Modo pelo qual a seguradora formaliza qualquer alteração numa apólice de seguro.

Estipulante: Pessoa física ou jurídica, responsável por contratar apólice coletiva de seguros e representar os segurados perante a seguradora.

Franquia: Participação obrigatória de responsabilidade do segurado, em caso de acontecimento de um risco coberto pela apólice.

Garantido: É o locatário, pessoa que figura no contrato de locação.

Imissão de posse: Meio judicial ou extrajudicial para que o proprietário retome a posse de seu imóvel, eventualmente abandonado pelo locatário.

Indenização/Adiantamento: Pagamento, ao segurado, dos prejuízos causados pela inadimplência do locatário ou dano sofrido no imóvel.

Limite de Responsabilidade / Importância Segurada: É o valor estipulado pelo segurado e representa o limite máximo de indenização.

Multa Rescisória: É a multa por rescisão antecipada do contrato.

Plurianual: São os seguros contratados para vigorar por prazo superior a um ano.

Prêmio: É a quantia, em dinheiro, paga pelo segurado ao segurador, para que este assuma a responsabilidade por um determinado risco.

Proposta: Documento pelo qual o segurado propõe à Seguradora, a contratação do seguro. Define as coberturas, limites máximos das garantias contratadas e as condições do risco.

Segurado: Pessoa física ou jurídica que propõe, à Seguradora, a realização do seguro.

Seguradora: É a pessoa jurídica, legalmente constituída, que emite a apólice, assumindo o risco de indenizar o segurado, na ocorrência de um evento coberto pelo seguro.

Seguro: É o contrato feito entre duas pessoas na qual uma delas (seguradora), em troca de uma remuneração (prêmio) garante à outra (segurado) uma indenização em caso de ocorrência de um determinado acontecimento, futuro e incerto, coberto pelas garantias contratadas.

Sinistro: Termo utilizado para definir, em qualquer tipo de seguro, o acontecimento do evento previsto e coberto na apólice de seguro.

Esperamos que, com as nossas dicas, você esteja mais preparado para lidar com questões do mercado de seguros e garantir segurança aos bens que possui.

A Rede Confiax atua há anos nesse ramo, e está sempre pronta para entregar segurança e a tranquilidade que você precisa para viver bem. Faça uma cotação conosco, estamos prontos para lhe atender!

Mais para explorar